Order of Premontre, Premonstratensians, Norbertines, and White Canons

R. D. Huberto Adherbal Murta de Almeida, O. Praem.

Almeida
Birth: maio 8, 1920

Death: março 8, 2008

House: Priorado de Nossa Senhora Aparecida e São Norberto de Montes Claros

  • Born: in Amparo do Sitio (MG),
  • Vest: 02 Feb. 1940, 
  • Prof: 02 Feb. 1942, 
  • Ord: 22 Dec. 1945, 
  • Vicar of Rosa Mistica (Montes Claros) and professor at the Diocesan Seminary
  • Fundou a escola apostolica.  Era também um professor grande no seminário e na universidade.  Era um homem muito sábio. 

Pe. Murta nasceu em Amparo do Sítio, MG., aos 08/05/1920. filho de Adhemar de Almeida e Emília de Almeida Murta. Estudou inicialmente na cidade de Salinas, e pelos 13 anos de idade, ingressou no seminário Menor Metropolitano de Pirapora do Bom Jesus - SP. Vestiu o hábito Premonstratense, iniciando o noviciado, em Pirapora do Bom Jesus, aos 02/02/1940. Fez sua primeira profissão religiosa em 02/02/1942. Foi ordenado Presbítero em Jaú - SP, aos 22/12/1945.

No mês de março do ano de 1.947, fundou a Escola Apostólica São Norberto (Seminário Premonstratense de Montes Claros - MG.), que manteve e dirigiu por longos anos.

Atuou como vigário na Igreja dos Morrinhos, animando maravilhosamente a pastoral com as crianças da "Cruzadinha Infantil" e de tantos outros movimentos por ele fundados e / ou mantidos.

Depois foi pároco em Monte Azul e em Brasília de Minas, tendo sido também diretor do Colégio de Ervália, e posteriormente, retornando a Montes Claros, dirigiu o Colégio São Norberto de Montes Claros, e a "Escolinha Pé no Chão" para crianças carentes.

Ao longo de toda a sua vida e ministério sacerdotal, primou pelo zelo no cuidado pastoral dos fiéis, nas profundas e esplêndidas homilias, na atenção e solicitude para com aqueles que o procuravam para direções espirituais e atendimentos de confissões, que tanto edificaram a inúmeros fiéis, que tiveram a graça de enriquecer-se com seus conselhos e seu pastoreio.

Foi membro da Academia Montesclarense de Letras, professor de Filosofia na Unimontes por longos anos, até aposentar-se nessa função.

Foi posteriormente também vigário paroquial em Bocaiuva, auxiliando então ao Pároco Pe. Siardo, e ultimamente, era vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, em Montes Claros , e professor de Metafísica no Seminário Maior Arquidiocesano Imaculado Coração de Maria de Montes Claros .

Desde o mês de agosto de 2007, vítima de um câncer no intestino e no pâncreas, e tendo que submeter-se a uma cirurgia de colostomia, Pe. Murta esteve vivendo momentos de longa paixão, assumidos com serenidade e profundo espírito de fé, e de gratidão para com Deus, num desejo imenso de poder retornar às suas Celebrações Eucarísticas com o povo, graça que o Senhor Deus lhe concedeu nos dois últimos meses de vida, o que lhe possibilitou um estado terminal vivido com dignidade e qualidade de vida, que culminou, no dia 08 de março último, às 13hs35' com a consumação de sua serena entrega, da plena oferenda de sua vida nas mãos do Pai, sob o olhar e o manto maternos de Maria Santíssima, com a assistência espiritual carinhosa e fraterna do confrade Dom Geraldo Majela de Castro, O. Praem, Arcebispo Emérito de Montes Claros.

Descanse em Paz!

Other Categories:
 People » Departed » Montes Claros » março » 8